As equipes que procuram pelo submarino desaparecido no Canadá captaram sinais de sonar durante os trabalhos de busca, revela um memorando interno do governo dos Estados Unidos.
Quatro horas após os dispositivos de sonar adicionais serem implantados, retornos ainda eram captados. Não ficou claro o horário em que isso aconteceu ou por quanto tempo, com base no documento.
Uma atualização subsequente enviada na noite de ontem sugeriu que mais sons foram escutados.
“Retorno acústico adicional foi ouvido e auxiliará na vetorização de ativos de superfície e também indicando esperança contínua de sobreviventes”, segundo o informe.
Uma aeronave canadense P3 também localizou um objeto retangular branco na água, conforme o documento. Entretanto, um navio que investigava o caso foi desviado para ajudar com o retorno do sonar.
O Centro Conjunto de Coordenação de Resgate está trabalhando para encontrar um veículo subaquático operado remotamente para auxiliar na busca, conforme o memorando.
Entenda o caso
A expedição começou com uma jornada de 740 quilômetros até o local do naufrágio, que fica a cerca de 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos EUA.
O submersível começou sua descida no domingo (18), de manhã, mas perdeu contato com uma tripulação do Polar Prince, o navio de apoio que transportou a embarcação até o local, 1 hora e 45 minutos após a descida, segundo autoridades.
A Guarda Costeira dos EUA foi alertada de que o submersível estava atrasado e lançou buscas na superfície da água e uma aeronave para iniciar as buscas aéreas e de radar, disse o contra-almirante John Mauger durante uma entrevista coletiva na segunda-feira. Especialistas afirma que o submarino só possui oxigênio até a manhã da quinta-feira (22), por isso estão fazendo uma busca reforçada no local.
Mín. 23° Máx. 31°