MANAUS (AM) — Com o estado de saúde fragilizado e hospitalização do Papa Francisco, cresce a apreensão sobre a sucessão da liderança da Igreja Católica no mundo. O tema já foi pauta entre o pontífice e cardeais em um encontro no Vaticano, em 2022.
Dois brasileiros se destacam como candidatos a assumir a Cátedra de São Pedro. Um deles é Dom Leonardo Ulrich Cardeal Steiner. Arcebispo de Manaus desde 2020, foi criado cardeal em agosto de 2022, tornando-se o primeiro cardeal da Amazônia Brasileira. Ele possui o título de cardeal-presbítero, segunda ordem do Colégio Cardinalício.
Conclave
O conclave ocorre no momento imediato da morte ou renúncia do Papa e reúne 120 cardeais eleitores. Durante o processo de eleição do novo líder da Igreja Católica, os membros ficam isolados em uma sala da Capela Sistina. É necessário dois terços do voto para eleger o próximo pontífice.
O mais votado dentro dos dois terços do voto é questionado se deseja assumir o ministério do Papado, caso aceite, é anunciado pelo cardeal-protodiácono, que hoje é o francês Dom Dominique François Joseph Cardeal Mamberti.
Papa Francisco
Papa Francisco foi hospitalizado na última sexta-feira (14), após ter dificuldades de respirar durante uma catequese para o público. Exames apontaram o agravamento da bronquite com diagnóstico de infecção polimicrobiana. Uma tomografia mostrou que o pontífice está com uma pneumonia bilateral. O líder da Igreja Católica segue internado no Hospital Agostino Gemelli.
Mín. 23° Máx. 31°