MANAUS (AM) — Chegou ao fim mais uma edição do Campeonato Brasileiro. A última rodada da temporada 2024 reservou ao fã de futebol muita emoção do início ao fim com a disputa do título da Série A e a luta contra o rebaixamento. Nesse domingo (8), dez jogos foram realizados simultaneamente.
Brasil alvinegro
Na briga pelo título, o Botafogo, líder e que dependia de si para levantar a taça, não encontrou muita dificuldade diante do São Paulo, no Estádio Engenhão, na capital do Rio de Janeiro. Savarino e Gregore marcaram para o Fogão e garantiram o tricampeão brasileiro de sua história. William Gomes diminuiu para o Tricolor.
Tricolor e Massa Bruta permanecem
Na parte de baixo da tabela, Fluminense e Red Bull Bragantino lutaram contra o rebaixamento. O Tricolor dependia de si para permanecer, enquanto o Massa Bruta precisava vencer e torcer para a equipe carioca ou o Atlético/MG ou o Athletico/PR perderem.
O Fluminense enfrentou o Palmeiras no Estádio Allianz Parque, em São Paulo Capital, e venceu por 1 a 0. Senra marcou o gol que salvou a equipe de Mano Menezes da queda e ainda tirou a possibilidade do Verdão de brigar pelo título.
No Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), o Bragantino goleou o já rebaixado Criciúma por 5 a 1 e também escapou do rebaixamento. Juninho Capixaba, Jhon Jhon, Vinicinho, Eduardo Sasha e Henry Mosquera balançaram as redes para o Massa Bruta. Rodrigo descontou para os catarinenses.
Furacão caiu
Outro jogo que definiu o último rebaixado da Série A aconteceu na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). O Atlético recebeu o Athletico. A depender de si mesmo, o Galo venceu com gol de Rubens e rebaixou o Furacão para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Outros resultados
A abrir a rodada, Corinthians goleou o Grêmio por 3 a 0. O Bahia venceu o rebaixado Atlético-GO. Já o Flamengo empatou em 2 a 2 com o Vitória na despedida de Gabi, com direito a gol do eterno ídolo rubro-negro. O Fortaleza também aplicou 3 a 0 no Internacional. O Vasco venceu o lanterna Cuiabá por 2 a 1. E o Cruzeiro bateu o Juventude por 1 a 0.
Liberta e Sula 2025
Em 2025, o Brasil terá oito representantes na Copa CONMEBOL Libertadores. Botafogo, atual campeão, será o cabeça de chave do Grupo A. Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo também foram direto para a fase de grupos. Corinthians e Bahia disputarão a fase preliminar. Já os brasileiros que jogarão a Copa CONMEBOL Sudamericana, são Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético/MG, Fluminense e Grêmio.
Mín. 22° Máx. 31°