MANAUS (AM) — O Procurador do Município de Manaus, Franco Júnior, apresentou um estudo que explora a relação entre a transparência tributária e a confiança social durante o Seminário em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), no último dia 6 de novembro.
Intitulado “Transparência Tributária e Confiança Social: Determinando a Direção da Influência”, o artigo tem como coautora a Professora Doutora Oderlene Vieira e foi fruto de uma pesquisa quantitativa, que revelou um dado impactante. A transparência tributária, como preditora da confiança social, apresenta um coeficiente positivo e significativo de 0.762 (p < 0.001), com R² de 0.608.
Esse resultado indica que a transparência nas práticas tributárias é responsável por mais de 60% da variação na confiança social, a sugerir que políticas públicas e iniciativas que aumentam a clareza e a acessibilidade das informações tributárias podem desempenhar um papel crucial no fortalecimento da confiança da população nas instituições.
A pesquisa aponta que, ao promover a transparência, o governo pode contribuir diretamente para uma maior coesão social, a reduzir desconfianças e aumentar a participação cidadã. O estudo contribui para o debate sobre a importância da transparência no contexto tributário e sua relação com a construção de um ambiente social mais confiável e participativo.
Mín. 24° Máx. 32°