MANAUS – A União dos Povos do Vale do Javari (Univaja), emitiu na manhã desta sexta-feira, 01, uma nota em que repudiou a fala do senador amazonense Omar Aziz (PSD) no Congresso Nacional. Na última quarta-feira, 30, Omar declarou que um dos algozes de Bruno e Dom foi “humilhado na frente dos filhos”. A declaração ocorreu durante uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O debate ocorria por conta da proposta de armar funcionários da Funai. A Univaja declarou em nota que a fala foi ‘um desserviço à verdade e à memória do servidor’.
O documento da Univaja destacou: “A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) repudia a fala do senador Omar Aziz (PSD-AM), realizada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, em Brasília, na quarta-feira (30/10). Na ocasião, o senador pelo Amazonas prestou um desserviço à verdade e à memória do servidor da FUNAI Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, brutalmente assassinados em Atalaia do Norte (AM) enquanto atuavam em defesa dos povos indígenas da Terra Indígena Vale do Javari.”, criticou.
Inversão dos fatos
Na sequência, a Univaja lamentou a inversão dos fatos na fala do parlamentar: “O senador apresentou uma versão dos fatos estranha aos autos e à investigação conduzida pela Polícia Federal, na qual inaceitavelmente culpabiliza as vítimas pelo crime a que foram acometidos. Ao relativizar o duplo homicídio e colocar a conduta do indigenista Bruno, servidor público no exercício de suas funções no momento do assassinato, como ato central de sua própria morte, o parlamentar colabora com a torrente de desinformação que busca inocentar os criminosos e desvalorizar a luta justa dos povos indígenas em defesa de seu modo de vida”.
Ao final, a Univaja convidou o senador a apresentar provas que sustentem suas afirmações ou se, na ausência delas, se retrate diante de todos os amazonenses: “Se o senador Aziz possui informações que corroboram sua tese, ele tem o dever de levá-las às autoridades, contribuindo com o devido processo legal. Caso contrário, pela reposição da verdade, demandamos a ele que se retrate diante do povo do Amazonas que o elegeu e do povo brasileiro, a que ele serve, na condição de membro do Congresso Nacional”, finalizou o texto.
Mín. 23° Máx. 32°