Manaus (AM)- A formatura de novos 230 guardas municipais foi realizada na manhã desta sexta-feira (01º) na sede da Prefeitura de Manaus, na zona Oeste da capital. Na ocasião, o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que há duas tratativas sobre a data da posse desses novos servidores e fez uma série de anúncios sobre a questão da segurança pública municipal.
“Vamos buscar um meio-termo, a prefeitura já quer que eles atuem a partir de 2 de janeiro”, esclareceu.
Aumento do efetivo armado
Atualmente, a guarda municipal é composta por 450 guardas. Com os novos servidores, o efetivo será de 680, sendo 290 armados. Este quadro poderá ser ampliado até o final de 2025.
David Almeida afirmou que novos guardas que estão no cadastro reserva deverão ser convocados e novos processos seletivos serão realizados.
“Até o fim do ano que vem, teremos um aumento do nosso efetivo, pois ainda há 120 guardas no cadastro reserva, totalizando 350 somente deste processo. Ainda planejamos fazer outros concursos para reforçar a segurança”, revelou.
Os guardas atuarão em pontos estratégicos como centro da cidade, locais de grande aglomeração e em seis bases, localizadas nos terminais de ônibus da capital.
‘Bico Legal’
Para dar suporte aos guardas, David revelou que também pretende ‘comprar’ as horas de folgas dos policiais militares, conhecido como ´bico legal’. A expectativa é contratar inicialmente 50 guardas.
Aulas com astro
Durante discurso, Almeida chegou a citar que irá chamar o lutador José Aldo para ministrar um curso de defesa pessoal para os guardas. “Vão receber curso dos melhores do UFC”, garantiu.
Almeida afirmou que devido à legislação eleitoral, há dois pareceres sobre o processo de posse, um que permite apenas 3 meses após as eleições e outro após a diplomação, quando o candidato eleito está comprovadamente apto a assumir o cargo.
Mín. 24° Máx. 32°