MANAUS – O senador Plinio Valério (PSDB) voltou a desferir ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Crítico do Supremo, o amazonense usou a tribuna do Senado na tarde de terça-feira, 29, para atacar Moraes e defender os presos pela tentativa de golpe e destruição dos prédios do Senado, Supremo e Palácio da Alvorada no dia 8 de janeiro de 2023. Muitos dos participantes identificados no vandalismo generalizado que tomou conta da Praça dos 3 Poderes foram julgados e condenados pelo STF.
“Fosse eu, apenas um cidadão comum, eu cederia, mas, eu estou senador da república federativa do Brasil. Eu sou um de 81, um de 220 milhões de pessoas. Eu tenho que ter receio?”, questionou o senador. “Qual a qualidade que o Alexandre de Moraes tem a mais que nós?”, indagou. Na sequência Valério comparou: “Nós estamos aqui respaldados, eles estão colocados lá sem voto e não podem sair pelo voto, nós podemos sair pelo voto, ou seja: pela vontade popular”, concluiu.
Profeta
Em tom profético, o tucano fez previsões. “A história vai cobrar tudo isso que eles fizeram, são desmandos, são erros”, se referindo às prisões pós 8 de janeiro. Em seguida citou a fala do colega Sérgio Moro (União Brasil). “O senador Sérgio Moro acabou de falar da anulação da condenação do Zé Dirceu e da Dona Maricota e a Dona Joaninha que tava (sic!) no 8 de janeiro que tá presa até agora? E a família dos inocentes que morreram em cárcere?”, voltou a questionar.
Ao final, fazendo uma analogia entre “caminhão desgovernado e bagagem no lugar”, Plínio Valério provocou o Senado da República a tomar uma atitude contra o STF. “O Senado não chama para si a responsabilidade de dar um freio nesse caminhão, de colocar a bagagem no lugar. Só Senado, unicamente o Senado Federal pode fazer alguma coisa”, provocou o senador amazonense. Nas redes Plinio Valério colheu apoio, mas, também muitas críticas: “Esse homem é sábio”, declarou uma internauta. “O SFT não se acovardou diante das ameaças golpista! Tem meu respeito. #apoioSTF.
Mín. 24° Máx. 37°