Manaus (AM)- O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informou, na manhã deste domingo (27), que o 2º turno das eleições está transcorrendo com normalidade em Manaus. A questão do derrame de santinhos, que chamou bastante durante o primeiro turno, foi amenizada neste segundo a partir de ações de mobilização.
Em entrevista coletiva, o presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, informou que 12 escolas tinham santinhos derramados durante a madrugada.
“Hoje já temos cenas de pessoas que estavam na rua praticando isso e vai se transformar em uma conduta mais gravosa, podendo resultar em crime eleitoral”, explicou.
Ele também informou que cerca de 100 denúncias sobre crime ambiental causados pelos derrames foram lavradas pelo tribunal que se transformaram em representações e resultaram em multas.
Exercício da democracia
O presidente do TRE-AM, também pediu que os eleitores compareçam aos locais de votação e participem deste processo democrático tão significativo.
“Compareçam para fazer suas escolhas com base nas propostas apresentadas, até porque o Amazonas deu um grande exemplo de cidadania, por termos registrado uma das menores abstenções”, disse.
Durante o pleito, 1.500 militares homens e mulheres que estão divididos em 229 locais de votação. O comandante-chefe das Forças Armadas, General Costa Neves, também informou que 119 viaturas, sete embarcações e uma aeronave estão sendo utilizadas neste segundo turno.
Denúncias
O delegado da Polícia Federal (PF) Fábio Pessoa, que coordena a Operação Eleições 2024 em Manaus, informou que denúncias de crimes eleitorais já estão sendo apuradas na manhã de hoje e que a população pode denunciar pelo número 3655-1515.
Já no sábado (26) outra denúncia foi registrada envolvendo compra de votos em uma igreja na zona Norte da capital. No local, só poderiam entrar pessoas autorizadas. Em seguida, policiais federais apreenderam R$ 22 mil em espécie e celulares dos envolvidos para investigação.
“Foi feita a prisão de duas pessoas em flagrante e outras três pessoas foram ouvidas. Eles não confirmaram o crime e que o valor seria oriundo de um dízimo. Entretanto, toda a situação aponta crime eleitoral,”, afirmou.
No último dia 23, véspera de feriado, foi registrada a ocorrência envolvendo a distribuição de cestas básicas e está sendo averiguada.
Mín. 24° Máx. 37°