Manaus (AM)- A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus informou na quarta-feira (16) que, devido à falta de envio dos imunizantes contra a Covid-19 e Febre Amarela pelo Ministério da Saúde, a Rede de Atenção Primária à Saúde da capital amazonense não está oferecendo essas vacinas no momento.
Conforme a Semsa, o atraso e falta de imunizante estão afetando diversas cidades brasileiras. A pasta informou ainda que aguarda o envio das vacinas pelo Ministério da Saúde para a oferta ser regularizada.
Os demais imunizantes que fazem parte do calendário nacional de vacinação seguem sendo ofertados normalmente na rotina das unidades de saúde do município, conforme a Semsa.
Distribuição de doses
O Ministério da Saúde informou que enviou, até a última terça-feira (15), para o Amazonas 164.900 doses da vacina contra a covid-19, sendo 71.400 doses para adultos e 93.500 doses para crianças.
"Devido às condições operacionais das vacinas, a distribuição está ocorrendo de forma semanal, conforme capacidade de recebimento e armazenamento da rede de frio dos estados. Vale ressaltar que o Ministério distribui as doses das vacinas aos estados, que, por sua vez, são responsáveis por repassá-las aos municípios".
A pasta esclareceu que, recentemente, concluiu pregão para contratação de cerca de 60 milhões de doses de vacina contra covid-19. "O contrato prevê que o fornecedor entregue doses que protegem contra as cepas mais atualizadas em circulação no Brasil e no mundo. As doses serão entregues em lote conforme a demanda brasileira e o cenário epidemiológico".
Sobre a vacina contra febre-amarela, de janeiro a outubro de 2024, foram distribuídas 412 mil doses da vacina para o estado do Amazonas.
Mín. 23° Máx. 33°