Manaus (AM)- Neste domingo (06), 1.446.315 eleitores de Manaus vão às urnas eleger prefeito, vice-prefeito e os 41 vereadores que representarão a população na Câmara Municipal (CMM). Este ano, sete candidatos disputam a prefeitura da cidade e o número de candidaturas para o legislativo municipal é de 833 candidatos. Na capital e em outros 50 municípios do Amazonas, a votação ocorre das 7h às 16h.
Para votar o eleitor precisa estar com o título em mãos ou com algum documento oficial com foto. Caso queira, também pode votar usando o aplicativo e-Título.
É importante ficar atento às mudanças que podem ocorrer nos locais de votação. Para isso, é necessário acessar, previamente, o site do TRE ou mesmo o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Vale conferir antes de sair de casa no domingo.
Eleitorado
O Amazonas possui mais de 2,7 milhões de eleitores que estão aptos a votar nessas eleições municipais. O eleitorado de Manaus é atualmente de 1,3 milhão de pessoas.
Como votar
O primeiro voto a ser digitado na urna é para o cargo de vereador. Dos cinco dígitos, os dois primeiros correspondem ao partido e os três últimos identificam o candidato. O eleitor tem ainda a opção de votar em legenda, digitando apenas o número do partido e teclando “Confirma” logo em seguida. O segundo voto é para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Para estes cargos, são apenas dois dígitos.
Transporte público
Em cumprimento da medida que atende uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está prevista pela Lei nº 3.388, regulamentada pelo Decreto nº 5.399, publicada na Edição nº 5.918, do Diário Oficial do Município (DOM), do dia 26 de setembro, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), assegura a gratuidade da tarifa do transporte público para o dia 6 de outubro. Segundo a administração municipal, 1.150 ônibus deverão circular por Manaus no primeiro turno das eleições municipais.
As viagens com gratuidade de passagem estão previstas para o horário das 4h às 18h. A medida também se aplica ao segundo turno do pleito.
Trânsito
Além da garantia da gratuidade do transporte coletivo, a prefeitura realizará uma operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação no primeiro turno das eleições. No total, 354 agentes de trânsito do IMMU estarão nas ruas a partir das 5h, para monitorar a circulação de veículos e pedestres e o trânsito em 86 locais de votação em todas as zonas da capital.
Não está prevista a interdição de ruas ou avenidas situadas nas zonas eleitorais, nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.
Segurança
No pleito do primeiro turno, a segurança durante a eleição contará com a estrutura dos órgãos que compõem a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Além disso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Guarda Municipal de Manaus, manterá as rondas nos terminais de integração e transportes coletivos, proporcionando a segurança dos eleitores durante o percurso até os pontos de votação.
Manaus e 38 municípios contarão com o reforço das forças federais.
Candidatos à Prefeitura de Manaus:
Alberto Neto (PL)
Amom Mandel (Cidadania)
David Almeida (Avante)
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
Marcelo Ramos (PT)
Roberto Cidade (UB)
Wilker Barreto (Mobiliza)
Colinha
Para não errar na hora do voto, o eleitor pode entrar com um lembrete em um pedaço de papel na cabine de votação. Não é permitido o celular na cabine de votação.
Mín. 25° Máx. 33°