Manaus (AM)- Na reta final da campanha eleitoral para o primeiro turno, o candidato à Prefeitura de Manaus, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), é o principal alvo de robôs com disparos de mensagens em massa de fake news praticados pelos seus adversários nessa eleição.
Roberto Cidade vem apresentando uma ascensão nas intenções de votos. Segundo pesquisa eleitoral divulgada na terça-feira (25), pela empresa 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência, registada sob o número AM-08625/2024, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM); por isso, é o principal alvo dos seus concorrentes.
As acusações foram feitas em um vídeo da campanha da adversária de Cidade, Maria do Carmo Seffair (Novo), candidata a vice-prefeita de Manaus na chapa de Alberto Neto (PL). No perfil pessoal do Instagram, a empresária cita contratos governamentais de respiradores e aluguel de viaturas, as mesmas informações das mensagens disparadas por robôs contra Roberto Cidade, segundo informações da CENARIUM.
Investigação
A Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) instaurou notícia-fato (investigação) sobre disparos em massa que começaram no dia 12 de setembro e se intensificaram nesta quinta-feira (26), no mês anterior às eleições deste ano, contra Roberto Cidade. As denúncias geraram representações da coligação de Cidade, “Manaus Merece Mais”.
Difamação
A chapa do candidato a prefeito de Manaus, deputado federal Capitão Alberto Neto já ignorou 12 decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que determinam o fim da veiculação de propagandas com teor difamatório contra Roberto Cidade.
A assessoria de imprensa de Alberto Neto e Maria do Carmo Seffair ainda não se pronunciou sobre as denúncias de disparo de fake News em massa contra Roberto Cidade e o desprezo às decisões da Justiça Eleitoral.
Vale ressaltar que as mensagens são enviadas por números com código internacional 91, pertencente a Índia. Nelas, constam a expressão “Não vote em Roberto Cidade” e acusações contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), apoiador de Cidade e integrante do mesmo grupo político.
Mín. 25° Máx. 36°