Manaus (AM)- Manaus e outras três cidades brasileiras estão na rota de um intenso calor neste fim de semana, com previsão de quebra de recordes de temperatura. Segundo o Climatempo, a capital amazonense deve atingir os 39 °C neste domingo (15), repetindo o recorde alcançado na última quarta-feira (11). Com a alta umidade típica da região, a sensação térmica será ainda mais sufocante.
Esse aumento das temperaturas é causado por uma massa de ar quente que permanece sobre a região. Além de Manaus, São Paulo, Goiânia e Brasília também podem registrar novos recordes históricos de calor.
Em São Paulo, por exemplo, a previsão é de 35 °C no sábado (14), superando o recorde anterior de 34,7 °C. Já em Goiânia, o domingo também pode marcar 39 °C, ultrapassando o recorde anterior de 38,9 °C. Brasília, por sua vez, deve registrar 34 °C, um aumento em relação ao recorde anterior de 32,8 °C.
“Efeito pré-frontal”
O fenômeno que intensifica o calor é conhecido como “efeito pré-frontal”, que ocorre com a aproximação de uma frente fria. Antes da chegada do ar frio, o ar quente é comprimido e forçado para cima, elevando ainda mais as temperaturas.
Esse fenômeno já vem sendo sentido em Manaus, onde, no último domingo (08), algumas regiões registraram sensação térmica de até 46 °C, especialmente em bairros como Tarumã e Parque Dez. Próximo ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), as temperaturas alcançaram 44 °C.
A combinação de calor extremo, baixa precipitação e seca mais acentuada tem impactado principalmente o centro-sul do estado, enquanto o extremo norte e oeste do Amazonas continuam com maior umidade. Essa variação climática, somada à atuação da massa de ar quente, promete manter o clima abafado e desconfortável em Manaus e outras capitais durante o fim de semana.
Especialistas alertam para os cuidados com a saúde, principalmente hidratação e proteção contra o sol, diante da previsão de calor recorde e seco.
Recomendações
A população deve estar atenta e tomar cuidados adicionais para proteger a saúde durante esta onda de calor extremo.
Mín. 25° Máx. 36°