MANAUS — “Fora do segundo turno” nas primeiras pesquisas eleitorais, os candidatos a prefeito de Manaus, deputado estadual Roberto Cidade (UB) e deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) sempre disputaram a terceira colocação. Porém, na reta final, esse cenário mudou, sendo mais positivo para o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Levantamento publicado pelo Instituto Pontual Pesquisas, divulgado nessa sexta-feira (13), mostra desempenho diferente dos dois candidatos no último mês. No dia 2 de agosto, ainda na pré-campanha, Cidade e Alberto estavam tecnicamente empatados com 15,6% e 10,5%, respectivamente.
Na pesquisa dessa sexta, Roberto Cidade cresceu quase seis pontos e chegou a 21,1%, ultrapassando o candidato deputado federal Amom Mandel (CIDADANIA), que vem caindo, segundo pesquisas. Capitão Alberto Neto evoluiu menos de um ponto e aparece com 11,3%.
Embora adversários, os dois candidatos buscam os votos, principalmente, de um público-alvo específico: dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, tido como maior liderança da direita no Brasil. A capital amazonense tem uma tendência direitista, embora os manauaras não votem muito pela questão ideológica.
De um lado, Roberto Cidade tem como vice Coronel Menezes, compadre e amigo de longa data de Bolsonaro. Do outro, Capitão Alberto Neto tem o apoio declarado do ex-presidente. Em entrevista para BandNews Amazônia 1ª Edição, da rádio BandNews Difusora Manaus, nesta sexta-feira (13), Eric Barbosa, diretor do Instituto Pontual, disse que não dá para cravar o grau de influência do eleitor bolsonarista, mas isso pode definir ou não quem vai para o segundo turno.
Para ele, a vinda de Bolsonaro a Manaus pode impactar na decisão de voto nessa reta final de campanha no primeiro turno. “O comportamento do eleitor bolsonarista é que ele tende a fazer uma migração de votos no final da eleição. A pergunta é: se houver essa migração de voto do candidato bolsonarista, será que é o suficiente para encostar em um candidato que está quase 10% na frente?”.
Barbosa acredita ainda que a propaganda eleitoral pode ter influenciado na decisão de voto do eleitor. Roberto Cidade tem o maior tempo de TV: 14 minutos. “Ocorreu um acréscimo de mais de 10% de eleitores que afirmam que estão decidindo seu voto em Manaus, em comparação às pesquisas anteriores. Ou seja, conforme vai chegando mais perto do dia da votação, a eleição vai esquentando e esse eleitor vai recebendo mais informações por meio das redes sociais, televisão e no dia a dia e enxerga a necessidade de definir o voto”.
Mín. 25° Máx. 36°