MANAUS — O Instituto Pontual Pesquisas publicou mais uma pesquisa eleitoral nesta sexta-feira (13), e aponta que o prefeito de Manaus e candidato a reeleição David Almeida (AVANTE) lidera a corrida, assim como é o primeiro na lista de rejeição dos manauaras, além do crescimento do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), e a queda do deputado federal Amom Mandel (CIDADANIA).
O levantamento, feito entre 9 e 12 de setembro, ouviu 1.066 manauaras nos 64 bairros da capital amazonense. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro em 3%. A pesquisa foi registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral com o número AM-09061/2024.
Cenário estimulado
David Almeida lidera a corrida eleitoral com 32,1% das intenções de voto. O deputado estadual Roberto Cidade (UB) vem em segundo com 21,1% e o deputado federal Amom Mandel (CIDADANIA), que tem caído nas pesquisas, é o terceiro com 15,8%.
Cidade cresce e Amom cai
O comparativo com duas pesquisas anteriores, feitas em agosto, mostram o crescimento de Cidade e a queda de Amom. No dia 2 de agosto, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tinha 15,6% na terceira colocação depois caiu 0,6% e agora aparece com 21,1% na vice-liderança. O deputado federal figurava atrás de David Almeida com 23,2% na pesquisa do dia 2. No dia 17 de agosto, manteve-se na segunda colocação com 21% e agora caiu uma posição com 15,8%.
Rejeição
Assim como na lista de intenção de voto, o atual prefeito de Manaus é o primeiro colocado entre os rejeitados pelos manauaras e aparece com 22%. Amom Mandel e Marcelo Ramos (PT) fecham o pódio da rejeição com 21,3% e 18,7%, respectivamente.
Voto decidido
O levantamento aponta que 67,7% dos entrevistados já decidiram são voto no pleito do dia 6 de outubro. Os que ainda estão indecisos e podem mudar o voto são 25,3%. Apenas 7,0% não soube opinar sobre o assunto.
Isso reflete na queda dos que não sabem opinião ou estão indecisos e daqueles que votariam em branco ou anulariam seu voto, conforme mostra o comparativo das duas pesquisas anteriores.
Em 2 de agosto, 3% não souberam opinar e estavam indecisos. No dia 17, esse número subiu para 8,4%, mas caiu para 7,5% na pesquisa publicada nesta sexta-feira. Da mesma forma, os brancos/nulos começaram com 9,3% e agora são em 6,8%.
Veja a pesquisa completa clicando aqui.
Mín. 25° Máx. 36°