Manaus (AM)- A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), apresentou nesta quarta-feira (04), os resultados das operações realizadas em agosto. A unidade especializada recuperou 19 veículos adulterados, cumpriu 12 mandados de prisão e efetuou três flagrantes, em ações que visam combater o roubo e a adulteração de veículos, especialmente no interior do estado.
Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, todos os 12 mandados cumpridos estavam relacionados a autores de roubos de veículos. “Pretendemos realizar mais operações tanto na capital quanto no interior”, afirmou Barreto, destacando a importância das fiscalizações contínuas para desarticular esquemas criminosos.
“O nosso objetivo é combater toda organização criminosa que perturba ou tira o sossego das pessoas que vivem no interior do Amazonas”, ressaltou o delegado Paulo Mavignier, que também alertou sobre a procedência de veículos.
“Este é um recado para quem está comprando motos no interior: verifiquem a procedência, pois os criminosos gostam de roubar e furtar veículos em Manaus e enviá-los para o interior, acreditando que não haverá fiscalização”.
Barreto explicou ainda que as adulterações nos veículos variam de grosseiras a sofisticadas. “A maioria das adulterações feitas nos veículos são grosseiras. Algumas pessoas que os adquirem não têm conhecimento e acreditam que o veículo é de leilão, mas não é. Em outros casos, os documentos dos veículos são bem adulterados, e as vítimas acabam sendo enganadas”, detalhou.
Ele alertou sobre os riscos de comprar veículos de procedência duvidosa: “Quem compra um veículo acreditando ser legal acaba perdendo dinheiro. É melhor ter cautela e comprar diretamente do proprietário, de uma loja ou de alguém de confiança.”
A última operação, realizada na terça-feira (03), em parceria com a 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro, focou na fiscalização de oficinas na região, resultando na recuperação de duas motocicletas, uma delas roubada em 2023 e a outra com sinais de adulteração.
Mín. 25° Máx. 38°