Manaus (AM)- A Justiça Eleitoral do Amazonas deferiu até o fim da manhã desta quarta-feira (28) quatro das sete candidaturas ao cargo de prefeito de Manaus. A candidatura de David Almeida a reeleição pelo Avante consta como deferida desde terça-feira, assim como a de Marcelo Ramos pela Federação Brasil da Esperança e a de Wilker Barreto pelo Mobiliza. A candidatura de Roberto Cidade do União Brasil foi deferida nesta quarta. Os dados constam na plataforma de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
As candidaturas de Amom Mandel pela federação PSDB/Cidadania, Capitão Alberto Neto do PL e a de Gilberto Vasconcelos do PSTU, aguardam o julgamento. A Justiça Eleitoral tem até o dia 16 de setembro para julgar todos os pedidos de registro.
Apesar de ter sido deferida as candidaturas dos prefeitos, as candidaturas dos vices também precisam de análise. Dos sete vices que irão compor chapa, apenas Luiz Castro (PDT) e Professora Renata (Mobiliza), candidatos que compõe a chapa de Marcelo Ramos e Wilker Barreto, respectivamente, já tiveram as candidaturas deferidas.
O deferimento de candidaturas é necessário como um dos requisitos para que seja permitida a contagem de votos. Os candidatos devem preencher todas as condições de elegibilidade e de registrabilidade, além de não se vislumbrar, nesse momento, qualquer inelegibilidade que impeça a candidatura.
Caso algum não preencha pelo menos um dos requisitos e tenha a candidatura indeferida, é possível recorrer na Justiça Eleitoral. Em último caso, em que não há possibilidade algum de concorrer, a coligação deve escolher outro candidato.
Mín. 25° Máx. 38°