Manaus (AM)- Nesta segunda-feira (19), os brasileiros têm o privilégio de poder contemplar o fenômeno Superlua Azul, que ocorre durante a noite. Acontecendo a cada dois anos, a lua cheia se aproxima bastante do nosso planeta, causando um efeito em que ela aparenta estar maior e muito mais brilhante.
Uma Superlua ocorre quando a Lua está no perigeu-ponto mais próximo da Terra e pode ser vista por completo. Elas recebem este nome por parecerem as maiores e mais brilhantes luas cheias do ano. O termo Lua azul é usado quando vemos a Lua cheia duas vezes no mesmo mês. Quando uma Lua cheia ocorre no começo de um mês, o clico lunar completo pode ser feito, dando a chance de mais uma Lua cheia no mês.
O caso desta Lua azul, contudo, se trata de um fenômeno sazonal, quando ocorrem quatro Luas cheias em uma única estação do ano, em vez das três esperadas para cada estação.
O termo Lua azul é usado quando vemos a Lua cheia duas vezes no mesmo mês. Quando uma Lua cheia ocorre no começo de um mês, o clico lunar completo pode ser feito, dando a chance de mais uma Lua cheia no mês. O termo "blue moon" (Lua azul, em inglês) apareceu pela primeira vez em 1528.
Os especialistas ressaltam que a, apesar do nome Superlua Azul, a cor da lua não muda para o tom azulado. Outros fenômenos naturais também seguem o mesmo tipo de nomenclatura, como a Lua de Morango, Lua Rosa e outros.
A Superlua Azul pode ser vista a olho nu, sem a necessidade de equipamentos e é mais visível em pontos onde o céu está limpo e sem nebulosidade.
Mín. 24° Máx. 35°