MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) faltou ao primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Manaus, realizado nesta quinta-feira, 8, pela Band Amazonas.
Em nota enviada à emissora, David Almeida justificou que “os demais candidatos não vem debatendo propostas, o que existe é uma sucessão de ataques, mentiras e fake news” e que por isso resolveu não comparecer ao debate.
Compareceram ao encontro os candidatos Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (União Brasil).
O debate terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. As regras foram acertadas em comum acordo com os representantes dos partidos.
- No primeiro bloco, seguindo a ordem definida em sorteio prévio, cada candidato vai poder se apresentar e responder uma pergunta da produção em um minuto.
- No segundo bloco, candidato pergunta para candidato. Cada candidato, pergunta uma vez e escolhe o candidato que vai responder. Cada candidato escolhido só poderá responder uma vez.
- No terceiro bloco os candidatos respondem perguntas elaborada por jornalistas e apresentadores da Band Amazonas e Rádio Band News FM. O jornalista faz a pergunta e sorteia o candidato que vai responder. O candidato por sua vez, SORTEIA outro candidato para comentar a resposta. O perguntado replica. Cada candidato só poderá responder e comentar uma vez.
- No quarto bloco mais uma rodada de pergunta entre candidatos com ordem inversa ao segundo bloco.
- No quinto e último bloco tem as considerações finais. Cada candidato vai ter 1 minuto para se despedir do eleitor no debate.
- Esse ano, o candidato vai poder levar documentos e aparelhos eletrônicos para o estúdio, não sendo permitido mostrar nada para câmera.
- Direito de resposta: em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados da Band e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo de um minuto.