Manaus (AM)- Equipes do Batalhão Ambiental, do Batalhão de Choque da PMAM, e policiais da Rocam cumpriram nesta quinta-feira (11), uma reintegração de posse na Avenida das Torres, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Segundo informações preliminares, a Comunidade do Bragança, como estava sendo chamada, começou a ser construída há pelo menos duas semanas, e mais de 200 pessoas estavam morando no local. No entanto, a ocupação é considerada ilegal, já que é uma área de preservação ambiental e propriedade particular.
Durante a ação, um homem acabou sendo preso em flagrante. Ele usava uma motosserra para cortar árvores do local no momento em que as equipes policiais chegaram na invasão. O homem foi levado para a delegacia e deve responder por crime ambiental.
Enquanto uma retroescavadeira realizava o desmonte dos casebres que já haviam sido erguidos no local, moradores resistiram à retirada e tentaram fechar a avenida como forma de protesto contra a reintegração. Os policiais usaram balas de borracha para dispersar os manifestantes e impedir a obstrução da via.
Operação
A operação para a reintegração de posse foi iniciada após o Grupo de Integração e Prevenção de Invasão de Áreas Públicas (GIPIAP) receber diversas denúncias informando sobre a invasão da área. Relatos afirmam que moradores ateavam fogo em vegetação durante a noite para aumentar o espaço para a construção das casas, o que resultava em intensa fumaça em toda a região.
Além disso, as denúncias informaram que o local estava servindo como ponto de venda e consumo de entorpecentes, mas os moradores negam.
Os batalhões da Polícia Militar, agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e policiais da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA) também participam da ação.
Mín. 22° Máx. 30°