MANAUS — Após cinco anos, o Amazonas voltará a ter um representante na elite do futebol feminino. O Instituto 3B superou o Mixto-MT nos pênaltis e conquistou o acesso para o Brasileirão Feminino A1 em 2025. O duelo ocorreu nesse domingo (7), na Arena da Amazônia.
Após segurar o empate sem gols em Cuiabá, no Mato Grosso, por ter a melhor campanha, as Feras decidiram em casa e contaram com o apoio da torcida especial formadas por crianças e jovens atendidos pelo projeto educacional do instituto.
Dentro de campo, as equipes fizeram um embate duro pelo acesso. O 3B saiu na frente do placar com Gabi, que marcou de pênalti, aos 40 minutos. A vantagem não durou muito tempo. Aos 47, Rayla desviou cobrança de falta de Bia e deixou tudo igual.
Na volta do intervalo, as Feras sofreram com a marcação das adversárias, mas resistiram bem para segurar o empate até o fim do tempo regulamentar. Com a igualdade no placar, a vaga para as semifinais do A2 e, consequentemente, o acesso, foi decidido nos pênaltis.
Na disputa, a goleira Camila, do 3B, defendeu duas cobranças. Já Gabi, Moara, Rute e Katyelle converteram os pênaltis, carimbando a passagem da equipe amazonense para a próxima fase e ao acesso inédito das Feras.
Agora, o 3B aguarda o vencedor do confronto entre Juventude e Fortaleza, que ocorre nessa segunda-feira (8), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. As gaúchas venceram o primeiro jogo por 1 a 0.
Amazonas de volta à elite
Após cinco anos, o Amazonas voltará a ter um representante na elite do futebol brasileiro feminino. A última vez que um clube amazonense esteve na Série A1 foi em 2020, com o Iranduba.
No ano passado, 3B e JC bateram na trave. Chegaram ao jogo do acesso, mas foram paradas pelo Botafogo e pelo Fluminense, respectivamente. Este ano, as equipes alcançaram à segunda fase da competição.
Também nesta segunda, a equipe de Itacoatiara decide mais uma vaga na Série A1 diante do Bahia, no Estádio Pituaçu, em Salvador, na Bahia. As Tigresas perderam o primeiro jogo por 2 a 0 em casa.
Mín. 22° Máx. 30°