MANAUS – Ângulo, enquadramento, profundidade, planos de câmera. Todos esses assuntos sobre fotografia e filmagem são importantes para quem deseja atuar no campo audiovisual. Mas, há alguns anos um equipamento tem revolucionado a captação de imagens, trata-se do drone. Ele permite que cenas aéreas ampliem as possibilidades em clipes, filmes, produções publicitárias, redes sociais e outros. Porém, pode-se dizer que ainda há poucos cursos e opções disponíveis para quem deseja aprender. Pensando nisso, nasceu uma iniciativa que pretende abordar sobre a técnica e estimular as possibilidades artísticas com uso do equipamento de modo gratuito.
Em Manaus, os interessados em aprender ou aprimorar conhecimentos sobre o uso de drones poderão se inscrever na Oficina Piloto de Drone para Produções Audiovisuais – Arte e Técnica. O evento é gratuito e terá aulas ministradas pelo produtor cultural, fotógrafo, produtor audiovisual e designer Marcelo Ramos.
As mais de 20 horas de aulas gratuitas devem ocorrer na segunda quinzena do mês, entre 19 e 24 de junho, em espaços no Centro da capital. As aulas teóricas serão durante os dias de semana à tarde e aulas práticas, em ambiente externo, no fim de semana no período diurno. A iniciativa foi contemplada com o prêmio Manaus Identidade Cultural - Audiovisual, com recursos concedidos pela Lei Paulo Gustavo.
As inscrições
As inscrições abrem na primeira semana de junho e seguem até o preenchimento das vagas, que são limitadas. O link para o preenchimento de formulário de inscrições pode ser adquirido via WhatsApp, pelo número (92) 99173-7938. Segundo a coordenação da oficina, poderão participar desde pessoas que já atuam como piloto de drone até aquelas que ainda não possuem nenhuma experiência.
Arte e economia
Além de promover a capacitação técnica sobre a captação de imagens aéreas, a Oficina Piloto de drone para produções audiovisuais - Arte e Técnica tem por objetivo estimular o desenvolvimento do olhar artístico e estético dos participantes, levando em consideração as normas que englobam a atividade, além de suas regras de segurança.
“Quando se fala em captação de imagem é preciso saber sobre a técnica, mas o que diferencia o que é captado é justamente a questão estética e artística que se torna a assinatura de cada um. A captação de imagens também é uma arte”, pondera Ramos. Ainda de acordo com o professor, a oficina Piloto de Drone para Produções Audiovisuais – Arte e Técnica visa também fortalecer a economia criativa e o cenário artístico manauara.
“Sem dúvidas se tornar piloto de drone abre um leque de possibilidades. Entre elas a de atuar diretamente na criação artística de produções audiovisuais e na produção voltada para o mercado, para as redes sociais, clipes musicais, filmes, documentários e dramaturgia. O drone é um equipamento chave hoje quando se fala em audiovisual. As imagens captadas por ele podem ser um diferencial em todo tipo de produção”, acrescenta.
Conteúdos e temáticas
Entre as temáticas a serem abordadas estão: 1- olhar artístico e estético no uso do drone; 2- regras de segurança; normas e técnicas; 3- mercado audiovisual; 4 - tipos de enquadramentos tradicionais e o enquadramento para drone.
“Já trabalho há mais de 15 anos na área de produção artística e os primeiros contatos com drone foram em 2018. Sem dúvidas é um equipamento fundamental para quem atua com fotografia e vídeo hoje em dia. Mesmo assim, encontramos uma certa dificuldade para conseguir aprimoramento. São poucos os cursos e também caros. A oficina tem também esse propósito de possibilitar que mais pessoas comecem a aprender a pilotar drone, ou que se aprimorem”, explica Ramos.
O professor
Marcelo Ramos, nascido em Manaus, é formado em Tecnologia em Design Gráfico e pós-graduado em Publicidade, Propaganda e Marketing. Faz a produção audiovisual de artistas, vídeos publicitários, clipes musicais, filmes e documentários. Atua como artista plástico e visual, produtor cultural, fotógrafo, produtor audiovisual e designer. Entre os últimos trabalhos que realizou estão projetos premiados por editais com fomento das leis Aldir Blanc, Paulo Gustavo e Rouanet. Entre eles: Documentário Rotina Cabocla (https://youtu.be/iVbYRHHelWw?si=e-cTNfgALn8MpbkM) ; documentário AjuriArtes: Amazônidas Fazedores (https://youtu.be/ol5X4CbolN0?si=FwKYCwF1EqdHqCB2), vencedor do prêmio de Melhor Documentário da 2ª Mostra Internacional Audiovisual [Em] Curtas ; Tempestade em copo d’água/ Projeto Gari (https://youtu.be/NnghSr6KxcM?si=5TNDbg_hxX3nvgQJ); Clipe de Brizzy MC (https://youtu.be/GGkIDN8wO5o?si=eFyLSd0hepJivClz).
Mín. 24° Máx. 35°