Mais uma espécie de anaconda foi encontrada na Amazônia, durante a produção do documentário Pole to Pole (“Polo a Polo”, em tradução livre), do National Geographic, que tem como membro da equipe de exploração o ator Will Smith. O artigo contendo a descoberta foi publicado na revista científica Diversity em 16 de fevereiro.
O estudo elaborado por cientistas e também pelo povo indígena Waorani, do Equador, aponta que a cobra considerada a mais pesada do mundo pode ser dividida em duas espécies diferentes.
Os autores do trabalho diferenciam a anaconda-verde-do-sul, da espécie E. murinus, da anaconda-verde-do-norte, da nova espécie Eunectes akayima. A primeira ocorre na Bolívia, no Brasil, no Peru e na Guiana Francesa. Já a segunda pode ser vista na Colômbia, no Equador, na Guiana, na Guiana Francesa, no Suriname, em Trindade e Tobago e na Venezuela.
A descoberta tem implicações importantes para a conservação da Amazônia e para a luta do povo Waorani contra impactos ambientais negativos, como a perfuração de petróleo. Também destaca a importância da pesquisa contínua para a preservação da biodiversidade.
Mín. 24° Máx. 35°