MANAUS – A toada “Isa-A-Bela”, composição de Paulinho Du Sagrado para o álbum ‘Amazônia do Povo Vermelho’ de 2022 do Boi Garantido, foi executada na madrugada desta quinta-feira, 18, na festa da casa mais vigiada do Brasil. A execução pegou de surpresa fãs da cunhã-poranga e admiradores do Festival Folclórico de Parintins, que acreditavam não ser possível a trilha sonora fazer parte do reality, já que o produto “FFP” não pertence à grade da Rede Globo de Televisão.
A toada é composição de Paulinho Du Sagrado, poeta parintinense, produtor e arranjador. A obra foi composta sob encomenda para fazer parte do trabalho fonográfico “Amazônia do Povo Vermelho”, vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2023. “Isa-A-Bela” foi trilha de arena do festival e consolidou o papel de dançarina e atriz de cena, de Isabelle Nogueira, na disputa daquele festival. Gravada na voz de David Assayag, a toada da cunhã personalizou de forma inédita, o nome de uma ocupante do cargo de “Mulher Mais Bonita da Tribo” no duelo de Garantido e Caprichoso.
Emocionada
A mãe da cunhã-poranga, Jaqueline Nogueira, falou ao Laranjeiras.News com exclusividade. “Gente, é alta madrugada e não consegui dormir companhando a minha filha na festa. Estava tudo seguindo a trilha do que a gente já espera de uma festa do BBB, quando do nada ocmeçou a tocar a toada “Isa-A-Bela”. Não acreditei e dei um grito!”, relatou Jaqueline. “Quando vi a minha filha já estava evoluindo na frente dos outros membros da casa. Ela, segura como é, fez uma performance digna da cunhã-poranga do festival de Parintins para o Brasil ver. Não aguentei: chorei mais do que quando ela entrou na casa, Ouvir a toada do Paulinho Du Sagrado, na voz do David Assayag é muita emoção”, descreveu Jaqueline.
Ineditismo
Composta para um festival que se tornou um dos mais polêmicos da história, “Isa-A-Bela”, assim como o álbum “Amazônia do Povo Vermelho”, vem provando que nem tudo resultou em perdas. O compositor e um dos produtores musicais do álbum de 2022, comentou sobre a obra. “A inteligência, a sabedoria e o discernimento de Isabelle Nogueira, explicita na toada a representatividade do empoderamento da mulher amazônida”, declarou Paulinho Du Sagrado.
Ao termino das gravações daquele álbum, Paulinho recordou a avaliação que fez do trabalho: “Eu disse que tinha feito para ela, a toada que iria ficar registrada na galeria de arte do Boi Garantido para sempre! Naquele momento eu, Valdenor Filho (Pelado) e a Isabelle sabíamos que estávamos contemplando um presente musical de sucesso dedicado a nossa cunhã “Isa-A-Bela”. Fico feliz em poder contribuir com a história da nossa cultura”, finalizou Paulinho Du Sagrado.
Mín. 24° Máx. 35°