AMAZONAS — Os municípios do Amazonas não receberam a verba do Governo do Estado, destinada para o combate das queimadas este ano, segundo a Associação Amazonense de Municípios (AAM) ao site Vocativo. Ainda de acordo com a associação, os equipamentos enviados pelo governo federal foram entregues às prefeituras com mais de um mês de atraso.
Segundo apuração do site, os municípios obtiveram recursos apenas por intermédio de articulação direta com a bancada amazonense na Câmera dos Deputados, em Brasília (DF) e que o Governo do Amazonas efetuou a contratação de carros-pipa, equipamentos e brigadistas sem repassar a verba às prefeituras.
“Em relação aos municípios como um todo, só passaram a arte para que os próprios municípios pudessem produzir um material de sensibilização. Para apoio às atividades de sensibilização e repasse direto mesmo não teve”,
— Mineia da Freitas, consultora em Meio Ambiente da AAM, em entrevista ao Vocativo.
Feitas disse ainda que as ações do governo só foram intensificadas após pressão da opinião pública, quando Manaus passou a ficar coberta por fumaça produzida pelas queimadas e que se concentraram nas regiões onde os focos eram mais urgentes.
A reportagem traz ainda que os materiais enviados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para o combate aos incêndios florestais estão sendo repassados aos municípios um mês depois de chegarem ao Estado.
O Laranjeiras.News entrou em contato com a Associação Amazonense de Municípios (AAM) e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (SEMA) para se pronunciarem sobre o assunto, mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno.
Mín. 24° Máx. 32°