MANAUS (AM)- O Governo do Amazonas pretende realizar a compra de itens como videogames, telas de LED e até cadeiras massageadoras para o lazer de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O pregão eletrônico para a compra da lista solicitada pela pasta, deve ocorrer no dia 7 de novembro. Enquanto isso, os aprovados para as mais de 300 vagas para Oficiais e 1 mil vagas para soldados no concurso público da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), de 2021 ainda não foram convocados.
De acordo com o documento, o Governo do Estado pretende comprar 72 itens, entre eles 18 TV’s de LED de 50 polegadas; 18 videogames do tipo Playstation 5; seis mesas para tênis de mesa, cadeiras giratórias e hacks. A lista completa está disponível no edital Nº 448/2023, no portal E-Compras. (Veja no final da matéria.
A iniciativa para a compra dos equipamentos seria um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), para melhorar o ambiente de trabalho dos servidores da segurança.
“Justifica-se a necessidade da aquisição do referido material em virtude da Criação do Programa de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) nas Unidades da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que tem por objetivo promover inciativas voltadas a melhorias nos respectivos ambientes de trabalho, a saúde e melhoria de qualidade dos ambientes de trabalho dos servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas”, informa o edital.
Prioridades e insegurança
Enquanto o pregão eletrônico é realizado em meio ao polêmico assunto sobre o concurso público da (PMAM), de 2021 e anúncios recentes de cortes de despesas que visem otimizar o aproveitamento dos recursos públicos e equilíbrio fiscal da região, o Amazonas ostenta o 3º lugar como o Estado mais violento do País.
Conforme os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, se tratando de mortes violentas, o Amazonas registrou 1.531 casos somente em 2022 e em 2021 os números foram ainda maiores com 1.672 mortes violentas.
Segundo o levantamento, até então, o Estado apresentava uma taxa de Mortes Violentas Intencionais de 38,8 mortes por 100 mil pessoas. Latrocínio, lesão corporal seguida de morte, homicídio doloso estavam entre os crimes registrados.
Mín. 24° Máx. 32°