MUNDO - Autoridades quenianas prenderam um falso advogado chamado Brian Mwenda, que representou com maestria clientes em 26 casos no tribunal. Ele obteve um sucesso inesperado nos tribunais quenianos ao atuar na função.
A Law Society of Kenya (LSK) confirmou que Mwenda assumiu a identidade de um advogado real com o mesmo nome em agosto de 2022, usando os detalhes do profissional verdadeiro para se registrar como membro do bar.
A fraude veio à tona quando ele tentou acessar o banco de dados da LSK em setembro, usando um endereço de e-mail incorreto. Mwenda solicitou ajuda ao departamento de TI da sociedade, o que levou à verificação de suas credenciais em relação às do verdadeiro Mwenda.
Após a descoberta da fraude, a equipe da LSK alertou as autoridades policiais, que iniciaram uma investigação para capturar o falso advogado, Que ele foi preso na quinta-feira (11).
O órgão que fiscaliza os advogados no país confirmou que Mwenda não possui licença para exercer a advocacia. Ele está atualmente detido em Nairóbi enquanto novas investigações são realizadas.
Mín. 24° Máx. 35°