Os vereadores de Manaus, Roberto Sabino (Podemos) e Luis Mitoso (PTB), utilizaram verba pública para comparecer à posse do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) como presidente da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional, em Brasília (DF). O evento ocorreu no dia 02 de agosto, e cada vereador utilizou diárias no valor de R$ 2.695,40.
O uso dos recursos públicos para prestigiar o "irmão da igreja" abre questionamentos quanto à relevância do evento que justificasse tal despesa. A Câmara Municipal de Manaus (CMM) não esclareceu quais critérios são aplicados para autorizar a concessão de passagens e diárias a parlamentares e outros servidores da Casa.
Nas redes sociais, o vereador Luis Mitoso afirmou que estava presente no evento como parte da comitiva da Igreja Assembleia de Deus, declarando: "Meus amigos e meus irmãos, estou aqui em Brasília, nesta quarta (2), integrando a comitiva da nossa Igreja Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM) para homenagear a posse do nosso irmão, o Deputado Federal @depsilascamara."
Por outro lado, Roberto Sabino adotou uma abordagem mais discreta e apenas registrou sua presença na posse de Silas Câmara e em uma sessão solene que marcou os 112 anos da Igreja Assembleia de Deus no Brasil. "Prestigiando a posse do Deputado Silas Câmara que hoje assume a Presidência da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional", afirmou Sabino em uma publicação em rede social.
O caso coloca em evidência a importância de estabelecer critérios claros e transparentes para a utilização de recursos públicos por parte dos parlamentares, garantindo que o dinheiro dos contribuintes seja empregado de forma eficaz e em benefício da comunidade.
Mín. 24° Máx. 32°