MANAUS – Após inaugurar o linhão de Tucuruí e interligar Parintins (AM) ao Sistema Interligado Nacional (SIN), abandonado o poluente sistema termelétrico, o Governo Federal ataca outro problema das cidades amazônicas: o acesso à internet. O “Programa Norte Conectado” irá levar conectividade a 10 milhões de brasileiros através de 12 mil quilômetros de cabos de fibra óptica. Ao todo serão oito infovias e o Amazonas absorverá seis das oito Infovias programadas. Cada infovia é composta por cabos de 24 pares de fibra óptica, beneficiando 37 municípios. os municípios beneficiados são: Manaus, Itacoatiara, Parintins, Autazes, Urucurituba, Alvarães, Amaturá, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença.
Estão também inclusos: Santo Antônio de Içá, Tabatinga, Tonantins, Uarini, Tefé, Atalaia do Norte, Vila de Moura, Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Manacapuru, Anori, Beruri, Boca do Acre, Lábrea, Pauini, Tapauá, Carauari, Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna e Itamarati. Cada um dos municípios alcançados pelo programa terá um datacenter modular onde os pares de fibra estarão disponíveis para o uso. Também serão construídas “Redes Metropolitanas” que irão levar internet de qualidade às escolas públicas, unidades de saúde e segurança e outros equipamentos públicos. Com investimento total de R$ 1,3 bilhão, o Norte Conectado levará conectividade para 59 municípios dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Assim como o “Luz Para Todos”, deverá promover qualidade de vida para os moradores dessas localidades.
Para Bosco Cid, morador do município de Parintins (distante 369 quilometros de Manaus), assim como a energia, a internet é uma necessidade. Ao Laranjeiras.News, ele falou: “Trabalho com projeções de plantas em programas como o Autocad, por exemplo, e muitas vezes para concluir um projeto levo semanas por conta da dificuldade de acesso a uma internet de qualidade”, reclamou. De acordo com ele, com a chegada da fibra óptica, muita coisa irá mudar para melhor. “Parintins é considerado um dos destinos turísticos fantásticos do Brasil, mas, dá vergonha de receber os visitantes com essa internet de péssima qualidade, agora como esses novo sistema, teremos sinal e quem vier conhecer nossa festa, não terá problema de registar fotos ou vídeos. Uma mudança para melhor, se Deus quiser”, previu.
Submersos
Outra vantagem do “Norte Conectado” é que não é necessário derrubar a floresta para abrir caminho para postes ou valas para se enterrar os cabos, as estruturas de cabeamento serão implantadas no leito dos rios. Com a medida, 68 milhões de árvores serão preservadas, evidenciando o caráter ambiental do projeto. “O Ministério das Comunicações tem o compromisso de prover conectividade universal a todos os brasileiros. Essa é uma missão dada pelo presidente Lula e estamos realizando investimentos expressivos com enorme progresso em relação a essa meta. Já entregamos duas Infovias e outras seis estão em andamento. Toda essa estrutura irá mudar a realidade das pessoas que vivem na região Norte do país", explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A rede de cabeamento exigiu um trabalho de conexão tecnológica para traçar o desenho de ação e distribuição dos cabos de fibra na região amazônica. O desenho dos trechos de Infovias que beneficiam moradores do estado do Amazonas e da Amazônia são: Santarém (PA) a Manaus, pela Infovia 01; Tefé a Atalaia do Norte, Infovia 02; Vila de Moura (AM) a Boa Vista (RR), Infovia 04; Itacoatiara (AM) a Porto Velho (RO), Infovia 05; Manacapuru (AM) a Rio Branco (AC), Infovia 06; e Tabatinga (AM) a Cruzeiro do Sul (AC); Infovia 08. Outro detalhe que chama atenção é a é o porte do projeto. Para se ter uma ideia a infovia 01 possui 1,1 mil quilômetros de extensão. O trecho contou com investimento de R$ 165 milhões e vai beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas com internet banda larga de altíssima qualidade, em 11 municípios entre Santarém (PA) e Manaus (AM).
Mín. 24° Máx. 33°