Em mais de cinco meses de mandato, o presidente Lula (PT) ainda não visitou o Amazonas, um dos 15 estados brasileiros que ainda não foram prestigiados pela sua presença. Enquanto o chefe do estado se prepara para viajar à Paris, na França - a ser o décimo país a receber sua visita durante o atual mandato - o maior estado em território brasileiro permanece à margem da agenda presidencial.
Até o momento, o líder petista dedicou apenas duas de suas viagens à região Norte, sendo ambas para tratar de questões indígenas em Roraima. O Sul e o Centro-Oeste também tiveram presença escassa do presidente, com uma visita a cada, respectivamente, em Foz do Iguaçu (PR) e Rondonópolis (MT).
Em contrapartida, São Paulo figura como principal destino doméstico de Lula, já tendo recebido sete visitas presidenciais. Ao todo, o Sudeste registrou nove visitas de Lula, enquanto o Nordeste recebeu oito.
Porém, a presença do presidente ainda é aguardada em Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Tocantins, Amapá, Acre, Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Amazonas. A ausência da visita presidencial ao Amazonas, dado seu significativo território e relevância ambiental e cultural, suscita questionamentos.
Apesar de correligionários afirmarem que já está na agenda do presidente uma visita no meio do ano, até o momento nada público foi evidenciado. Vale lembrar que Lula teve votação apertada no estado durante a eleição passada com 51,1% dos votos, em sua última visita. Apesar de ter vencido em 58 municípios do estado, perdeu em quatro, incluindo a capital Manaus.
Mín. 24° Máx. 33°