Neste dia 05 de maio, o Manaus Futebol Clube completa 10 anos de história. Fundado em 2013, o clube surgiu de um projeto de Luís Mitoso, ex-presidente do Nacional Futebol Clube, na época.
Um fato interessante, ao contrário dos outros clubes amazonenses, o Manaus teve seu primeiro jogo da história já como time profissional. No mesmo ano de sua fundação, em 2013, a equipe disputou a segunda divisão estadual, sagrando-se campeão e conquistando o acesso à elite do futebol amazonense, de onde nunca mais saiu.
Um time recém-criado protagonista do espetáculo
Quatro anos após o acesso, o Manaus começou a se estruturar e ganhar destaque entre os tradicionais clubes da cidade. Em 2017, conquistou seu primeiro título da Série A do Campeonato Amazonense, justamente em cima do maior campeão estadual, o Nacional. A organização era tanta, não só na questão técnica e tática dos atletas, mas financeiramente por parte da gestão, o Gavião chegou à final do Barezão por seis temporadas seguidas, perdendo apenas em 2020, para o Penarol de Itacoatiara.
Um auge histórico fora do Amazonas
O Manaus fez história fora do território amazonense. Na Copa Verde, foi semifinalista em duas oportunidades. Foi o primeiro clube amazonense a chegar longe na competição. Na Série D, foi mais longe ainda. Vindo de uma quase classificação para a divisão superior em 2018, O Gavião do Norte teve amplo apoio da torcida que lotou a Arena da Amazônia em duas ocasiões: contra o Caxias-RS, no jogo do acesso, e diante do Brusque-SC, na final do torneio.
Um clube novo para reacender o futebol amazonense
Antes do Manaus surgir e ganhar destaque, o futebol amazonense era uma várzea total. Clubes não tinham investimentos e os torcedores já não apoiavam mais as equipes.
Com o sucesso do Manaus uma década após o fim do período de ouro do futebol amazonense, os dirigentes voltaram a planejar investimentos, com o apoio da iniciativa privada e do poder público. E o impacto causado pelo Gavião foi tão forte, que além da profissionalização de alguns times como o JC de Itacoatiara e Unidos do Alvorada, outros clubes surgiram como o Amazonas, o Manauara e o RB do Norte, por exemplo.
Manaus FC 10 anos: um time totalmente estruturado, com a oportunidade de fazer história mais uma vez
Em 2023, o time chega totalmente estruturado. Além do equilíbrio financeiro, o clube agora conta com um centro de treinamento próprio recém-inaugurado, no Iranduba. Embora tenha tido uma campanha mais discreta no estadual, o Manaus chega à sua quarta participação na Série C, com o objetivo de subir para a segundona do Brasileirão.
Hoje, o Manaus está entre os 50 melhores times do Brasil, segundo ranking divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em novembro do ano passado.
Mín. 24° Máx. 32°