“Ayrton! Ayrton! Ayrton Senna do Brasi!” Quem viveu entre as décadas de 1980 e 1990 com certeza lembra desse bordão de Galvão Bueno e a famosa “Tema da Vitória”, tocada nas vitórias de Ayrton Senna nos grandes prêmios de Fórmula 1. Relembre os principais acontecimentos de sua trajetória e seu legado deixado.
A trajetória
Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960, em São Paulo. Aos 13 anos, começou a ter o gosto pelo automobilismo, participando das provas de Kart, onde conquistou vários títulos, sendo campeão brasileiro e sul-americano. Em 1984, aos 24 anos, estreou na Fórmula 1, onde conquistou 41 vitórias e três campeonatos mundiais, em 1988, 1990 e 1991, todos pela McLaren.
A tragédia
No dia primeiro de maio de 1994, Senna disputava mais um GP de San Marino e despontava na primeira colocação, quando se chocou fortemente contra a barreira de concreto, na curva Tamburello. O piloto foi socorrido e levado de helicóptero para um hospital na cidade de Bologna, onde acabou falecendo. O Brasil e o mundo choraram com a partida precoce de um jovem atleta que se tornou ídolo não só no mundo automobilístico, mas em todos os segmentos da sociedade.
Na curva onde o brasileiro bateu, seu conterrâneo Rubens Barrichello, sofreu um grave acidente na sexta-feira antes da corrida. No dia seguinte, na etapa classificatória, o austríaco Roland Ratzenberger também perdeu a vida.
No carro de Senna, foi encontrado uma bandeira da Áustria que, em uma possível vitória, seria empunhada em homenagem a Ratzenberger. Aliás, essa era uma das marcas registradas do piloto, vista inúmeras vezes nas vitórias do brasileiro, ao levantar a bandeira do Brasil.
Após o acidente, foi feita uma perícia no carro que constatou que a quebra da coluna de direção causou a perda do controle do veículo no momento do choque.
O legado
Ayrton Senna tinha como uma de suas bandeiras, a educação. O piloto acreditava que a transformação das pessoas estava na educação. No mesmo ano de sua morte, a família de Senna realizou seu sonho e fundou o Instituto Ayrton Senna, voltado para o ensino de crianças e jovens.
“O Ayrton nunca se conformou com a realidade de falta de oportunidades que assola a maior parte do povo brasileiro, e sempre desejou fazer algo efetivo e eficaz para mudar essa realidade. Desse sonho nasceu o Instituto Ayrton Senna, que certamente é o maior legado do Ayrton fora das pistas. Afinal, como ele mesmo dizia, não podemos nos conformar de viver em uma ilha isolada sem olhar o mundo que está ao nosso redor. Além disso, é incrível ver o legado de valores que ele deixou. Ayrton nunca ganhou com o famoso 'jeitinho brasileiro', pois sabia que, para ser vitorioso de verdade, era necessário perseverança, foco, coragem, determinação e muito trabalho. Foi assim que ele se tornou um dos maiores ídolos da nossa história”
- Viviane Senna, irmã de Ayrton Senna e presidente do Instituto Ayrton Senna, em entrevista ao Estadão em 2018
As homenagens
O perfil da Fórmula 1 fez uma homenagem a Ayrton Senna, chamando-o de “artista” e de “ícone”.
An artist on track, an icon off it
— Formula 1 (@F1) May 1, 2023
Ayrton Senna left a legacy well beyond his 3 world championships, 41 wins, and 65 pole positions
Forever an F1 legend #SennaSempre 💚💛 pic.twitter.com/pvZB3VaRzN
Já a McLaren, equipe pela qual Senna conquistou seus três títulos, também lembrou da data.
In our thoughts always, but especially today. 💚💛 #SennaSempre pic.twitter.com/FfKt9tz3oD
— McLaren (@McLarenF1) May 1, 2023
Recentemente, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin sancionou um projeto de lei que torna o piloto patrono do esporte brasileiro.
Mín. 24° Máx. 32°