Durante sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (22), vereadores propagaram fakes News e cometeram transfobia, no momento de uma discussão sobre mulheres no esporte.
As falas preconceituosas, foram proferidas inicialmente pelo vereador Marcel Alexandre (Avante), que ainda defendeu o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), também envolvido em falas transfóbicas no dia da mulher; seguindo do parlamentar Raiff Matos (DC), que chamou pessoas trans de “aberração”.
Ao citar mulheres cis e trans, Marcel Alexandre, que também é pastor evangélico decidiu separá-las ‘como mulher biológica e não biológica’, termo considerado errado para nomear mulheres. Além disso, o vereador propagou uma fake news onde afirmou que nos Estados Unidos, uma mulher cis lutou com uma mulher trans, e acabou morrendo.
“Uma mulher biológica foi acertada, na luta, o que levou à morte, nos EUA parece, por conta dessa desproporcionalidade de um homem que se sente mulher, que é o ideológico que está sendo abraçado por aí. Quando parte para alguém que pensa diferente é taxado logo de discriminatório, mas não é isso: as mulheres que lutaram tanto para ocupar espaço na sociedade é que estão perdendo, estão falando isso em nome da inclusão mas a mulher legítima está sendo excluída”, acrescentou Macel.
Vale destacar que essa notícia só se espalhou aqui no Brasil e (coincidentemente) apenas em sites especializados em espalhar fake news! Nem no país onde essa morte teria acontecido há postagens sobre o caso, afirmam sites de verificação de informações.
O vereador Raiff Matos (DC), pediu a palavra e concordou com as falas preconceituosas do colega de casa e referiu às pessoas trans como “aberração”.
“Sou contra essa aberração que homens biologicamente se infiltram nos espaços femininos, principalmente na luta”, disse o vereador, colocando o mandato à disposição para “criar soluções para Manaus excluir atletas trans de competirem modalidades na capital.
Ver essa foto no Instagram
Mín. 23° Máx. 33°