Em ano eleitoral, é comum ver alguns candidatos com seus registros negados pelo Tribunal Regional Eleitoral do AM (TRE-AM) por algumas inadimplências ou pendencias. Neste ano, o pleito amazonense conta com 24 candidaturas com status “indeferido com recurso”.
Entre os nomes que estão pendentes de registros, estão da candidata ao cargo de governadora do AM, Nair Blair (Agir), o candidato ao Senado, Chico Preto (Avante), para a Câmara Federal, aparece, o ex-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Givancir Oliveira e o ex-vereador de Manaus, Coronel Gilvandro.
Antônio Peixoto (PT), Platiny Soares (Avante) e Walzenir Falcão (Patriota), são alguns nomes que se encontram na mesma situação, eles visam uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) como deputados estaduais.
Apesar do status, os “quase candidatos” podem realizar todos os atos da campanha normalmente, como: estar no horário eleitoral, receber votos, arrecadar recursos, fazer campanhas, dentre todas as outras atividades eleitorais.
Mín. 23° Máx. 28°