Com as eleições cada dia mais perto, os pré-candidatos e partidos estão a mil buscando lançar as candidaturas dos seus escolhidos. Para o cargo de governador do Amazonas, até o momento, o estado conta com sete pessoas que visam comandar o AM pelos próximos quatro anos.
Além dos sete nomes, dois acabaram desistindo de concorrer a vaga de governador, foram eles, o atual senador Plínio Valério (PSDB), decidiu retirar candidatura quando seu partido, em federação com Cidadania, decidiu colocar Amazonino Mendes como pré-candidato.
Outro nome que retirou a pré-candidatura foi João Pedro (PT), que saiu da briga pelo governo do AM, após decisão do ex-presidente Lula em apoiar um candidato de outro partido.
Conheça os pré-candidatos:
Wilson Lima (União Brasil), atual governador do Amazonas, decidiu concorrer a reeleição ao cargo. Agora filiado ao União Brasil, Lima tem o apoio do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Concorrente fiel de Lima, Amazonino Mendes (Cidadania) tenta mais uma vez ser eleito o governador do Amazonas. O pré-candidato já esteve a frente do Governo do Estado por quatro mandatos, além disso, já foi prefeito de Manaus três vezes.
Outro nome que muitos conhecem é do atual senador Eduardo Braga (MDB). Ele que tentará mais uma vez o cargo de governador, já atuou politicamente pelo Amazonas como: deputado estadual, federal, governador e prefeito, além disso, Braga já foi ministro de Estado de Minas e Energia.
Quem também está concorrendo é Henrique Oliveira (Podemos). Cassado em 2017 por prática de abuso de poder, Henrique já atuou como vereador de Manaus, deputado federal e vice-governador do estado, ao lado de José Melo.
Filiado ao Solidariedade, o deputado Ricardo Nicolau visa ser eleito o novo governador do Amazonas. Ele que já foi vereador, é atualmente deputado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), chegou a disputar o cargo de prefeito de Manaus, mas ficou em quarto lugar.
O advogado e ex-líder estudantil, Marcelo Amil é o pré-candidato do PSol, também tentou ser prefeito da capital do AM nas últimas eleições, porém, não foi eleito. Na época, ele estava filiado ao PCdoB.
O estado também conta com um rosto feminino para o cargo de governadora do AM. Carol Braz (PSC) já foi titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Carol lançou sua candidatura no dia 17 de março deste ano.
Mín. 24° Máx. 32°