Na última quinta-feira (23), o jornal Folha de S.Paulo, divulgou uma nova pesquisa do Datafolha para as eleições presidenciais 2022.
Dessa vez, foram ouvidas 2.556 pessoas, entre os dias 22 e 23 de junho em 181 cidades do Brasil, com margem de erro de dois pontos para mais e menos.
Além de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), a pesquisa mostra a porcentagem dos pré-candidatos: Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (UB), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).
Intenção de votos
No primeiro turno, Lula aparece com 47% de intenção de votos, um ponto a menos do que na pesquisa anterior, quando ele registrava 48%.
Jair Bolsonaro teve um crescimento de um ponto, antes o atual presidente estava com 27%, agora 28%, entretanto, ainda está bem abaixo em relação às intenções de votos em Lula.
Ciro Gomes aparece com 8%, um ponto a mais do que na última pesquisa do Data. André Janones, permaneceu com os 2%.
A pré-candidata do MDB, Simone Tebet, caiu um ponto em relação à última pesquisa, ficando agora com 1% das intenções. O candidato do Pros, Pablo Marçal, ainda está com 1%. Assim como Pablo, Vera Lúcia do PSTU também permaneceu com 1% em ambas pesquisas.
E teve aquelas pessoas que ainda não sabem e quem votar, representando 4% e aqueles que vão anular ou votar em branco, com 7%. Ambos permanecem na mesma porcentagem desde a última pesquisa.
Os pré-candidatos, Felipe D’Ávila, Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Eymael, Luciano Bivar e General Santos Cruz, não pontuaram na pesquisa.
Votos válidos primeiro turno
Segundo o Datafolha, Lula ganharia no primeiro turno. Seriam 53% dos votos para o petista, contra 32% de Bolsonaro.
Também na pesquisa espontânea, Lula ainda segue na liderança com 37% dos votos contra 25% de Jair. Em relação aos votos em branco ou nulo, estão com 6% e aqueles que não sabem representam 27%.
Mín. 24° Máx. 32°