Manaus (AM)- Nesta quarta-feira (25), um áudio vazado do presidente da Câmara Municipal de Manacapuru, vereador Jefferson Batalha do Nascimento, conhecido como “Sasá Jefferson” (Republicanos), mostra o desrespeito dele com os órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), além de confessar o crime de “rachadinha” no pagamento por fora de servidores municipais.
Na gravação, Sasá admite, em tom informal, que realiza pagamentos “por fora” a pelo menos três servidores da área de serviços gerais da Câmara Municipal de Manacapuru, prática que se enquadra como desvio de recursos públicos, popularmente conhecida como “rachadinha”, que é quando parte dos salários de servidores ou assessores é desviada para beneficiar políticos ou terceiros.
Além de confirmar o pagamento “por fora”, o vereador admite que os três servidores acumulam outros cargos na administração municipal.
“O salário deles normal é R$ 4.100,00 (quatro mil e cem), ai dou mais uma gratificação para eles … risos… Essa gratificação é porque eles têm outro cargo”, diz o vereador em um áudio.
Além disso, o presidente da Câmara faz duras críticas ao órgão de controle das contas públicas no Amazonas, afirmando categoricamente que o TCE-AM é uma farsa.
“Eu pago por fora mesmo, isso é normal… esse negócio de TCE é tudo uma farsa, ninguém fiscaliza nada!”, teria dito o vereador, segundo o áudio amplamente compartilhado em grupos de mensagens da cidade.
A fala sugere um total desprezo pelos mecanismos de fiscalização e transparência da administração pública.
Mín. 24° Máx. 33°