O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou nesta semana mais um avanço no aguardado concurso público da Casa Legislativa, que não é realizado há 14 anos. Três instituições de renome nacional apresentaram propostas para organizar o certame: Fundação Getulio Vargas (FGV), Fundação Carlos Chagas (FCC) e o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
As propostas estão atualmente em fase de análise pela comissão permanente do concurso, e a definição da banca responsável será divulgada até o final de junho. Segundo Roberto Cidade, a escolha será pautada pela seriedade, competência técnica e transparência. “Reafirmo o nosso compromisso com a lisura e com o bom andamento do certame. O concurso da Aleam será realizado com total transparência”, garantiu o parlamentar.
O certame ofertará 100 vagas para provimento imediato e outras 200 destinadas à formação de cadastro de reserva, atendendo a uma demanda histórica por renovação dos quadros da Aleam. A expectativa é de que os novos servidores comecem a atuar em janeiro de 2026, conforme o cronograma divulgado pela presidência da Assembleia.
Ainda segundo o cronograma, o edital do concurso será publicado em julho, com as inscrições previstas para encerrar em agosto. As provas devem ser aplicadas entre os meses de setembro e outubro, com divulgação dos resultados em novembro e homologação final prevista para dezembro deste ano.
A retomada do concurso é considerada um marco na modernização da Aleam e deve fortalecer a estrutura administrativa da Casa Legislativa. A última seleção pública ocorreu em 2011, e, desde então, cresceu a pressão por novos concursos para garantir mais eficiência e renovação no serviço público estadual.
Mín. 24° Máx. 33°