Manaus (AM)- O Ministério da Justiça enviou nesta quarta-feira (11) ao Itamaraty o pedido de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que está foragida na Itália. Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou oficialmente a solicitação à pasta da Justiça, dando início ao processo.
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu do Supremo Tribunal Federal a documentação com o pedido de extradição de Carla Zambelli Salgado de Oliveira", disse o ministério em nota. "O DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional) verificou a conformidade do pedido com o Tratado de Extradição firmado entre Brasil e Itália".
A medida é um procedimento necessário já que o Itamaraty é o responsável por comunicar oficialmente o governo italiano sobre a solicitação do Brasil.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o hacker Walter Delgatti. Pouco depois da condenação, ela deixou o Brasil e disse estar em Roma, capital da Itália.
Situação na Câmara
Zambelli solicitou licença por 127 dias para tratar de "interesse particular". A publicação no Diário Oficial da Câmara dos Deputados diz que serão sete dias para tratamento de saúde, a partir de 29 de maio, e 120 dias para assuntos particulares, que começam a contar a partir de ontem.
Mín. 24° Máx. 33°