Manaus (AM)- Veículos de pequeno porte voltaram a trafegar no quilômetro 23 da BR-319 no trecho sobre o Rio Curuçá, município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros e de Manaus), na noite desta segunda-feira (02). O trecho foi interditado por conta do desabamento de uma barragem que dá acesso às balsas, causado pelo aumento do nível do rio.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o trânsito de automóveis e motos no trecho. A liberação aliviou a longa fila de veículos que se formou com o rompimento da barragem. Caminhões, carretas e outros veículos de grande porte seguem impedidos de trafegar até a finalização do serviço emergencial.
“Primeiro liberamos os veículos pequenos para observar o comportamento do novo aterro. A liberação dos veículos pesados está prevista para amanhã, após a finalização dos serviços necessários para garantir a segurança da travessia”, explicou o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Orlando Machado.
Em nota, o Dnit recomenda que os usuários, em especial os transportadores de carga com destino a Autazes e demais localidades da região, utilizem as balsas que operam normalmente com destino ao porto da Gutierrez e ao Careiro da Várzea.
"As balsas do Porto do Careiro estão realizando um desvio temporário, com parada após a ponte, na altura do km 12 da BR-319, permitindo que os veículos sigam viagem pela rodovia. Equipes do DNIT estão mobilizadas e atuando no local desde domingo (1º), com o objetivo de restabelecer o tráfego com a maior brevidade possível", diz trecho da nota.
A autarquia orienta que enquanto a situação não for normalizada, motoristas evitem o deslocamento pela região afetada.
Mín. 23° Máx. 33°