Manaus (AM)- O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), trocou o comando da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). Deixa o cargo Ian Ribeiro e assume a presidência da autarquia o ex-vereador de Manaus Marcel Alexandre (PL). A nomeação foi confirmada nesta segunda-feira (02/06).
“É um nome importante, é alguém que já tem uma experiência no legislativo, na vida pública. Então a gente está trazendo para reforçar o nosso time”, afirmou o governador Wilson Lima ao portal Fatos Marcantes.
A movimentação no governo ocorre em meio às articulações para as eleições de 2026, nas quais Wilson Lima deve concorrer ao Senado Federal. A nomeação de Marcel é vista como um gesto ao segmento evangélico, já que o novo presidente da Amazonastur é pastor e um dos líderes da igreja Restauração, na capital amazonense.
No último sábado (1º), Marcel Alexandre se reuniu com o governador, em encontro onde o embarque no governo foi discutido. Já na manhã desta segunda, esteve com o chefe da Casa Civil, Flávio Antony, responsável por coordenar a burocracia de nomeações no Executivo estadual.
A Amazonastur é o órgão estadual responsável por promover o turismo no Amazonas, área considerada estratégica para o desenvolvimento econômico do estado, especialmente na interiorização da atividade e no fomento ao turismo de base comunitária e ecológica.
Trajetória
Marcel Alexandre é um nome conhecido na política de Manaus. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos, de 2008 a 2024. Na última eleição municipal, obteve quase 6 mil votos, mas não se reelegeu — ficando atrás de outros nomes do PL, que formou uma das maiores bancadas da Câmara Municipal, sobretudo ligada ao setor da segurança pública, chamada popularmente de ‘bancada da bala’.
A reportagem procurou Alexandre para questionar quais as expectativas para o cargo e quais primeiros projetos e ações estão previstas no início do controle da pasta. Em caso de resposta, a matéria será atualizada.
Outras trocas
Além da Amazonastur, houve mudanças na Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), a Secretaria de Estado de Administração (Sead) e na Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). As mudanças já estão em vigor.
Na Sedel, Diego Américo Costa Silva assume o cargo de secretário, em substituição a Jorge Elias Costa de Oliveira. Advogado de formação, Diego tem passagem pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e pelo Conselho Municipal de Desporto.
Já a Sead passa a ser comandada por Vivaldo Michiles Neto, que substitui o titular anterior. Bacharel em Sistemas de Informação, Vivaldo já integrava a equipe da secretaria, onde atuava como secretário-executivo de bens patrimoniais e gastos públicos.
Na Cosama, Deisiane Erculano de Souza é a nova diretora-presidente, ocupando o cargo anteriormente exercido por Denilson Lopes Gama. Administradora de formação, Deisiane tem experiência consolidada na área de saneamento e já atuava na companhia.
Mín. 23° Máx. 28°