Manaus (AM)- Um projeto de lei quer instituir uma “Faixa Liberada” na via Professor Samuel Benchimol, no trecho que compreende o Passeio do Mindu, entre a alça viária da Avenida Umberto Calderaro e a Avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. A proposta pretende restringir o tráfego de veículos aos domingos e feriados, das 6h às 12h, permitindo que a população utilize a via para caminhadas, corridas e outras atividades físicas com mais segurança.
O projeto do vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) é uma ampliação do programa Faixa Liberada, que atualmente ocorre somente na Ponta Negra, na zona Oeste. Na justificativa, o parlamentar ressalta que o Parque Dez carece de espaços adequados e seguros para a prática esportiva, e que a faixa na Ponta Negra, apesar de ser maior, não atende a toda a demanda da cidade. A ideia é descentralizar a iniciativa.
A proposta ganhou força após uma série de acidentes fatais com corredores nas ruas de Manaus. No último dia 1º de maio, Emanuel da Costa Fernandes, de 26 anos, morreu atropelado por um motorista embriagado durante a 1ª Corrida Nacional do Sesi, na Avenida Coronel Teixeira. O veículo invadiu o percurso logo após a largada, atingindo outros quatro corredores. O condutor, de 29 anos, foi preso em flagrante.
No dia 19 de maio, um homem não identificado morreu esmagado por uma carreta no Distrito Industrial, enquanto corria pela calçada da rua Ministro João Gonçalves de Araújo. O motorista do caminhão perdeu o controle ao desviar de um buraco e invadiu o canteiro central, atingindo a vítima. O caso aumentou ainda mais a pressão por melhorias estruturais e segurança para quem pratica atividades físicas nas ruas de Manaus.
Mín. 24° Máx. 33°