O ex-coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e filiado ao Partido Liberal (PL), Walter Cruz, usou as redes sociais para criticar duramente o próprio partido após a nomeação de Maria Jane Selma (PL) para a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPCD), no governo do Amazonas.
Maria Jane Selma é presidente do PL Mulher no estado e foi indicada para o cargo pelo próprio partido, o que, segundo bastidores políticos, representa uma aproximação entre o governador Wilson Lima (União Brasil) e o PL. A movimentação reforça rumores de que Wilson Lima articula uma candidatura ao Senado Federal pelo PL nas eleições de 2026.
A escolha, no entanto, desagradou parte da base aliada do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que também pretende disputar uma vaga no Senado e já declarou publicamente contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em um comentário feito em uma publicação nas redes sociais, Walter Cruz expressou insatisfação com os rumos do partido e defendeu a candidatura de Alberto Neto:
"Sou do PL! Vejo com muita tristeza o que está acontecendo no partido! Temos um candidato ao Senado, Cap Alberto Neto, e poderíamos ter uma frente mais ampla! Infelizmente o caciquismo político está em todos os partidos! Sou Cap Alberto pro Senado!! Abraço!", disse Walter Cruz.
Nos primeiros anos do atual governo, Capitão Alberto Neto chegou a ser um dos principais aliados de Wilson Lima. Contudo, a relação entre os dois esfriou, e o deputado passou a seguir um caminho político mais independente, buscando se consolidar como o principal nome do bolsonarismo no Amazonas.
A possível entrada de Wilson Lima na disputa pelo Senado dentro do PL pode gerar atritos internos e dividir a base bolsonarista no estado.
Mín. 23° Máx. 33°