MANAUS (AM) — O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) multou o Manaus Futebol Clube em R$ 83 mil reais por desmatar área de floresta nativa para construir um Centro de Treinamento, localizado no Ramal do Janauari, em Iranduba, município da Grande Manaus.
De acordo com o órgão ambiental, o clube desmatou de forma ilegal e sem autorização, mais de 2,5 hectares de floresta nativa, equivalente a mais de dois campos de futebol, além de instalar um poço tubular sem a licença necessária.
O Ipaam recebeu uma denúncia e enviou equipes da Gerência de Licenciamento Industrial do instituto para executar a fiscalização. Três multas foram aplicadas por desmatamento ilegal de 2,51 hectares de floresta, pela construção do CT sem s licença e por perfuração irregular do poço.
O órgão determinou ainda o embargo da obra e suspendeu as atividades até que as irregularidades sejam corrigidas. Segundo o instituto, o Cadastro Ambiental Rural da área está em nome de terceiros, mas as imagens geográficas confirmam que espaço pertencem ao clube.
O Manaus tem até 20 dias para pagar as multas ou apresentar defesa, conforme Decreto Federal n.º 6.514/2008. O clube ainda não se manifestou sobre o caso.
Mín. 25° Máx. 33°