Nesta quarta-feira (5/3), o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o Comissário Europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner, assinaram um acordo de cooperação entre a Polícia Federal (PF) e a Europol, a agência policial da União Europeia. A cerimônia rolou em Bruxelas e contou com a presença do Diretor-Geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues.
Esse novo pacto promete acelerar a troca de informações e fortalecer investigações conjuntas contra crimes pesados como tráfico de drogas, crimes ambientais, tráfico de pessoas e abuso sexual infantil. A parceria também inclui o compartilhamento de dados, o intercâmbio de agentes e a criação de um canal seguro para comunicação entre Brasil e Europa.
A Polícia Federal será o ponto de contato oficial nessa parceria, que chega para superar antigas limitações e garantir mais proteção aos direitos humanos, incluindo privacidade e segurança de dados. Com esse acordo, o Brasil entra para um seleto grupo, ao lado do Reino Unido e da Nova Zelândia, reforçando sua posição na luta contra o crime organizado e aumentando a segurança internacional.
Mín. 25° Máx. 33°