A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, uma das últimas a se apresentar na Marquês de Sapucaí na terça-feira (4) recebeu o maior patrocínio da história do carnaval: R$ 15 milhões do governo do Pará. O valor foi revelado em setembro de 2024 e visou financiar a homenagem da escola à cultura e às tradições da Amazônia paraense. As informações são do O GLOBO.
A escolha do tema, “Pororocas Parawaras: As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, refletiu a biodiversidade e os fenômenos naturais do Pará, como as pororocas, um fenômeno de encontro das águas dos rios com o mar.
Em nota, o governo do Pará afirmou que a decisão de apoiar financeiramente o desfile partiu da Acadêmicos do Grande Rio, e que não houve nenhum patrocínio direto do Estado. “O governo do Pará se sente imensamente honrado em ter sua história e sua cultura representados no Carnaval do Rio de Janeiro”, destacou a nota.
A homenagem também ocorre em um momento estratégico, com a cidade de Belém sendo uma das sedes da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro de 2025.
Além de Barbalho, outras autoridades paraenses, como a vice-governadora Hana Ghassan Tuma e o senador Omar Aziz, estiveram presentes no barracão da Grande Rio na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, no sábado (1º). A presença dessas figuras políticas sublinha o apoio institucional à iniciativa e o interesse em promover a imagem do Pará no cenário nacional.
Mín. 25° Máx. 33°