Manaus (AM)- A aprovação do governo do presidente Lula (PT) caiu cinco pontos percentuais em janeiro deste ano, atingindo 47%, conforme a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27).
É a primeira vez que o índice de desaprovação do governo Lula supera, numericamente, a aprovação na série histórica, iniciada em fevereiro de 2023.
Segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados informaram que aprovam o trabalho que o presidente Lula está fazendo, enquanto 49% responderam que desaprovam.
O levantamento, foi encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Regiões
O trabalho do presidente continua com a maior aprovação no Nordeste, ainda que tenha havido uma queda de 67% para 59%. O índice de nordestinos que desaprovam o trabalho de Lula subiu de 32% para 37%, enquanto os que não sabem ou não responderam subiu de 1% para 4%.
No Sudeste, os que aprovam o trabalho do petista caíram 2 pontos, de 44% para 42%, enquanto os que desaprovam se mantiveram em 53%. Não sabem ou não responderam subiram de 3% para 5%.
No Sul, os que aprovam o trabalho de Lula caíram sete pontos porcentuais, de 46% para 39%, enquanto os que desaprovam subiram de 52% para 59%. Não sabem ou não responderam se mantiveram em 2%.
Nas Regiões Centro-Oeste e Norte, pesquisadas de forma conjunta, os que aprovam o trabalho do presidente se mantiveram em 48% e os que desaprovam oscilaram 1 ponto, de 50% para 49%. Não sabem ou não responderam 2%, ante 3% da Genial/Quaest de dezembro.
Polêmica com o Pix
Na pesquisa, brasileiros elegeram o caso Pix como a notícia mais negativa do governo e também responderam se o governo acertou ou errou sobre a regulação da forma de pagamento. Conforme o levantamento, 66% disseram que o governo errou mais, 19% que acertou mais e 5% que acertou e errou igual. 10% não souberam ou não responderam.
Mín. 22° Máx. 30°